Tudo sobre dieta vegetariana

A dieta vegetariana também é conhecida com vegan e inclui unicamente os alimentos com mais fibras e proteínas que conhecemos: os vegetais.

Na realidade existem três tipos de dietas vegetarianas consoante a sua cultura:

Dietalatovegetariana: inclui o queijo e outros lacticínios

Semi Vegetarianos: alimentam-se de peixe e frango, mas odeiam a carne vermelha

Ovolatovegetariana: tal como o próprio nome indicia, inclui os ovos

Sem dúvida, que a dieta vegetariana é o tipo de alimentação que diminui o aparecimento de cancros e doenças cardiovasculares. Mas, o maior desafio da dieta vegetariana é promover uma dieta que ofereça todas as proteínas vitais para o organismo e que ao mesmo tempo seja equilibrada.

Se nunca foi vegetariano, então vá com calma na mudança, pois poderá correr o risco de apresentar uma carência alimentar no futuro, por falta de cálcio, ferro e vitamina B12. Não estamos a dizer que não poderá ser vegetariano, mas deverá é aos poucos mudar para esse estilo de vida. Vejamos a razão de afirmarmos isto em seguida!

Ferro

Normalmente, a carne vermelha e a gema de ovo são os alimentos que possuem mais ferro. O espinafre e as frutas secas também contêm ferro, mas a absorção é mais lenta. Assim, numa dieta vegetariana deve incluir alguma fonte de vitamina C.

Vitamina B12

Esta vitamina tem origem animal e como sabe os vegetarianos não comem carne. Então, a alternativa que utilizam é a soja e os flocos de cereais, que são alimentos que ricos em vitamina B12.

Cálcio

Quando pensamos em cálcio vem-nos logo a cabeça o leite, mas mais uma vez os vegetarianos não bebem leite. Em alternativa consomes brócolos, espinafre e produtos com soja. Para não ter uma carência alimentar numa dieta vegetariana seria ideal tomar um suplemento proteico.

Se vegetariano é saudável, não tem que se preocupar, pois a maioria dos nutrientes está presente na sua alimentação. No entanto, os vegetarianos costumam consumir suplementos adicionais para terem energia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.