Ser mãe pela primeira vez – Tempo e bebés

Ser mãe pela primeira vez é um desafio que deve ser bem planeado para que tudo corra na perfeição.

No Portal da Mulher queremos garantir que tem toda a informação necessária para saber quando será a altura certa para ter o seu bebé e por isso criámos a série “Ser mãe pela primeira vez”.

bebe desejado

No primeiro artigo da série, explicámos-lhe tudo o que necessita de saber sobre os aspectos financeiros e hoje vamos abordar outro factor muito importante…o tempo!

Qualquer futura mãe, já consegue imaginar que ter um bebé vai consumir imenso tempo, no entanto, não basta “imaginar”, é necessário estar consciente de toda a disponibilidade necessária.

 Tem tempo para ser mãe pela primeira vez?

Tem uma vida muito activa? Um emprego exigente? Muitas amigas e familiares para visitar? Se quiser ser mãe pela primeira vez, pode esquecer tudo isto (ou quase)!

Enquanto está grávida, tudo corre bem e o seu futuro bebé ainda não lhe rouba muito tempo, mas e quando já tem a criança nos braços? Ainda prepare-se para noites e dias roubados.

pregnant woman holding her belly and yellow flower

Ter um filho é uma experiência maravilhosa mas é necessário que esteja preparada para o pedaço de vida que lhe irá ser roubado. Enquanto estiver de licença de maternidade, as coisas vão correr mais ou menos bem, está em casa, tem tempo para alimentar o seu filho, aturar as suas birras constantes, mudar as fraldas, a roupa, os sapatos, limpar a bolacha que ele pôs no cabelo… No entanto, a licença não dura para sempre e rapidamente terá que voltar ao seu ritmo normal, emprego, compras, arrumar a casa, visitar a família e outros compromissos sociais que todas temos.

Ser mãe pela primeira vez, implica um período de adaptação a toda esta nova rotina, tão diferente da anterior.

Pense no tipo de mulher que é, no que quer fazer na sua vida, do que gosta e verifique se há espaço na sua vida para um bebé.

Consegue dispensar a sua vida anterior para ficar a mudar fraldas? Troca uma noite de cinema por uma birra do seu filho? Esta disponibilidade varia muito de mulher para mulher e do quanto desejam realmente ser mães.

Pondere bem se realmente tem (ou quer ter) disponibilidade horária neste momento para ser mãe pela primeira vez.

Planear a longo prazo

Para uma gravidez consciente, é necessário pensar a longo prazo, pois não é apenas em bebé que o seu filho irá necessitar de si.

Ter um filho é um processo vitalício, sendo que apenas ganhará alguma liberdade horária quando a criança se transformar em adulto e for viver para uma nova casa. Da fase de bebé à fase em que o seu filho sairá de casa, podem-se passar vinte anos ou mais. Consegue pensar a longo prazo?

O seu filho vai precisar que o levem à escola, que o ajudem a fazer os trabalhos de casa, que o deixem na casa do amigo para uma festa de anos… Vai também precisar de atenção, carinho, paciência e compreensão.

Antes de decidir ser mãe pela primeira vez, deve perceber se está disponível para todo este processo, e se não estiver, não se sinta mal, pois há uma altura para tudo!

Ter um filho sem estar preparada para todas as variáveis, pode criar conflitos familiares que apenas irão piorar a situação.

mulher gravida

Pondere bem e não tenha vergonha de dizer que ainda precisa de “viver” mais um pouco. Se, pelo contrário, está desejosa de dedicar todo o seu tempo a ser mãe pela primeira vez, então desejamos-lhe as maiores felicidades!

Brevemente iremos apresentar ainda mais factores a ter em conta, fique por perto e tenha uma gravidez bem estudada!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
No Responses

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.