Refúgios no Porto

Durante a ocupação Romana era denominada de Cales ou Portus Cale, e deste modo, deu origem ao nome de Portugal. Cidade conhecida como sendo a Antiga e Mui Nobre, Sempre leal e Invicta ou simplesmente, Cidade Invicta, Porto, é a capital do norte e a segunda maior cidade de Portugal.

medium_9189050867

A sua história remonta a um povoado Pré-Romano. No entanto, desde a sua antiguidade que a cidade do Porto possui uma multiplicidade de recursos que encantam todos os visitantes, desde os que a procuram pelos monumentos e museus, até aos que querem descobrir uma nova cidade mais cosmopolita e contemporânea. É mundialmente conhecida pelo famoso vinho do Porto, pela sua arquitetura e pelo seu centro histórico, classificado como Património Cultural da Humanidade, da UNESCO.

O que visitar?

Para descobrir um pouco da história e da antiguidade da cidade do Porto, não pode deixar de visitar o centro histórico da cidade. Aquando da exploração do centro histórico, pode visitar alguns dos monumentos que o integram, como a Igreja da Misericórdia de estilo renascentista com vislumbres góticos, pode fascinar-se com a maravilhosa vista panorâmica da Torre dos Clérigos, ex-libris da cidade do Porto, a Igreja dos Clérigos, com o seu inconfundível estilo barroco, a Capela dos Alfaiates, que marca a transição do estilo tardo-gótico para as formulações maneiristas, a Cadeia da Relação, a Igreja de São Francisco de estilo Gótico e de uma admirável talha dourada barroca do séc. XVIII.

medium_2664889123Há ainda a salientar a Estação de São Bento, para apreciar os painéis de azulejos, que representam momentos da história da cidade e do norte de Portugal.

A Sé do Porto, uma construção com início na primeira metade do no Séc. XII e princípios do Séc. XIII, de estilo inicial Românico, que foi sofrendo inúmeras alterações. O Palácio da Bolsa, com o seu fantástico salão Árabe e a mistura de estilos arquitetónicos, apresenta traços do neoclássico oitocentista, toscana e neopaladiano inglês.

Não descure uma visita à Casa da Música, principal sala de concertos da cidade, ao Teatro Nacional de São João, local onde se realiza a maioria dos espetáculos Culturais. A Fundação Serralves, localizada no belíssimo Parque Serralves que envolve o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Soares dos Reis, neles pode admirar exposições de pintura, gravura, joalharia, e escultura portuguesa. O Museu do Vinho do Porto, instalado num edifício setecentista, onde pode descobrir a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento da cidade.

Aproveite para conhecer o Porto, uma cidade com um espaço ímpar e secular, na História de Portugal.

O que comer?

FRANCESINHA

Alguns dos pratos mais típicos da cidade do Porto são o arroz de cabidela, o cabrito assado, as tripas à moda do Porto e claro a famosíssima Francesinha. A francesinha à moda do Porto é o prato mais típico da cidade e pode ser degustado em quase todos os restaurantes da cidade.

Onde dormir?

No Porto, existem muitas ofertas para alojamento. Pode optar por um apartamento local, uma guest houses, um hostels, um dos muitos hotéis existentes na cidade ou a pousada do Porto, um monumento nacional de grande envergadura, que transporta consigo uma arquitetura barroca de grande importância nacional.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *