Refúgios em Vila Praia de Âncora

Vila Praia de Âncora é uma freguesia do concelho de Caminha, próxima do Oceano Atlântico e percorrida pelo rio Âncora, ostenta maravilhas que não se resumem apenas a praia ou a gastronomia regional, mas às paisagens únicas e a uma riqueza histórica ímpar.

Vila Praia de Âncora

A região onde se insere Vila Praia de Âncora é riquíssima em vestígios arqueológicos, desde o Neolítico como o Dolmén da Barrosa, ou da idade do Ferro cividade de Âncora e românico, na capela de São Pedro de Varais.

Os romanos também estiveram nesta região a explorar as minas de Ribô, Orbacém, e Gondar.

Devido a ocupação milenar desta região, Vila Praia de Âncora proporciona aos turistas um grande património, digno de ser visitado e revisitado como se pode ver pelos seus monumentos e pelas suas praias.

O que visitar?

Os monumentos que não pode deixar de visitar em Vila Praia de Âncora são, a Igreja Paroquial, o Forte do Lagarteiro, as capelas de Nossa Senhora das Necessidades, a capela de São Brás, de São Sebastião, do divino Salvador, a ponte de Abadim, o Dólmen da Barrosa, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o rio Âncora e as Ruínas da Igreja de Bulhente. Aproveite esta riqueza de património, ao mesmo tempo que relaxa no areal das excelentes praias da região.

A praia de Vila praia de Âncora, também conhecida como Praia das crianças, possui caraterísticas únicas. É banhada de um lado pelo rio Âncora e dos outros lados pelo Oceano Atlântico.

Deste modo pode encontrar áreas bem demarcadas, umas mais turísticas outras menos.

Uma outra para crianças com um pequeno riacho e menos perigosa, onde elas podem brincar sem grandes preocupações dos pais, e uma grande extensão de areia de quase três quilómetros, praticamente desertos onde pode realizar tranquilamente os seus passeios.

O que comer?

Vila Praia de Âncora é detentora de uma riquíssima gastronomia, da qual o turista pode começar a desfrutar.

Desde a canja da galinha velha, ao caldo de marisco átixebiga, a Parrilhada de peixe e marisco, o cabrito à serra de Arga, o arroz de marisco a moda do portinho, o sável de escabeche, sardinha de escabeche, bacalhau à São Lourenço da montaria, torta de camarão, o famoso arroz de tamboril, o bolo de pão de milho com sardinha, farinha de pau com bacalhau, bola de chila à moda da venda velha e os bolinhos de coco, são algumas das iguarias da região.

Onde dormir?

Como não consegue visitar todos estes monumentos e usufruir da maravilhosa praia das crianças, o ideal é ficar alojado.

Algumas das nossas sugestões são: a Albergaria Quim Barreiros, localizada em frente à praia. O Hotel Meira, é um hotel totalmente remodelado, localizado perto da praia das crianças em Vila Praia de Âncora. O Apartamento Vila Praia, situado perto da praia, coloca à disposição dos clientes Kitchenettes totalmente equipadas, com ar condicionado e televisão e é um excelente espaço, onde pode desfrutar de umas férias descansadas e tranquilas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.