Refúgios em Unhais da Serra

Unhais da Serra é uma vila do concelho da Covilhã, que se situa na vertente sudoeste da Serra da Estrela e é percorrida pela ribeira de Unhais, resultado da junção das ribeiras da Estrela e da Alforfa.

A freguesia de Unhais da Serra é habitada desde meados do século XI, supondo-se que já fosse habitada na pré-história, no entanto até aos tempos atuais, não foram encontrados quaisquer vestígios a comprovar.

Em Unhais da Serra, podemos encontrar inúmeras nascentes de água que nascem violentamente no vale de Unhais.

A norte de Unhais da Serra, pode visitar a Estância termal e Climática que é recomendada para pessoas que sofram de problemas do aparelho respiratório, circulatório, reumatismo e doenças de pele.

O que visitar?

Unhais da Serra tem uma vasta oferta disponível para todos os turistas que a visitam, desde monumentos, termas, gastronomia, sem esquecer os deslumbrantes passeios ao ar livre onde pode desfrutar das belíssimas paisagens de montanha.

Depois de estar comodamente instalado, deve aproveitar para visitar alguns monumentos da vila.

A Casa Museu de Unhais da Serra, também conhecida como casa museu do Rancho Folclórico Infantil de Unhais da Serra.

Neste museu, encontra-se em exposição os utensílios utilizados para trabalhar na agricultura e recolhas etnográficas da região.

Pode ainda visitar uma Adega Típica, a Capela de Nossa Senhora da Saúde, Capela de Nossa Senhora de Fátima, Barragem Padre Alfredo, Moinho movido a Água no Ribeiro dos Portos, Covão da Mulher, Senhora da Boa Estrela e a Hidroeléctrica Ribeira de Alforfa, todos eles de grande valor histórico e cultural.

O que comer?

Não pode deixar a Serra, sem antes saborear a riquíssima gastronomia das beiras, por isso, Unhais da Serra, oferece aos turistas o famoso queijo de cabra, o requeijão, a chanfana, o arroz de Carqueja e de míscaros, sem esquecer os doces típicos como os esquecidos e as cavacas de Unhais.

Onde dormir?

Para se sentir mais unido a toda esta vila e às suas gentes, deve escolher um alojamento na vila de Unhais da serra. Na vila, além de não necessitar de grandes deslocações ainda pode maravilhar-se com toda a sua beleza e esplendor.

Algumas das nossas sugestões são:

  • a Casa da Risca, um empreendimento que se situa na Quinta da Risca, no centro da vila, através do qual pode observar uma paisagem única do maciço central e da zona da Torre.

  • O H2otel, localizado no mesmo complexo das termas de Unhais da Serra, é um hotel de montanha, construído de raiz, para ficar integrado na paisagem, é o mais ideal para os turistas que desejam recuperar as energias e relaxar, uma vez que coloca à disposição dos turistas, um centro de bem-estar o Aquadome.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.