Refúgios em Terras do Bouro

Terras do Bouro, vila e sede de concelho do Distrito de Braga, é um refúgio encantador, a norte de Portugal. Segundo a lenda, este nome é proveniente da ocupação de uma tribo germânica nesta região, denominada de Búrios.

municipio-terras-bouroEsta é uma região ocupada desde os tempos do bronze, como facilmente se verifica pelos vestígios encontrados em vários locais. Situa-se em pleno parque do Peneda-Gerês e ao deslocar-se a Terras do Bouro, encontra ótimas condições para a prática de turismo cultural, religioso, ativo e turismo de natureza.

O que visitar?

Cruzeiro de São João do Campo

Em relação ao turismo cultural, existem muitos monumentos dignos de ser visitados, tais como, a Ponte Medieval de Eixões, com dois arcos de volta perfeita e aduelas estreitas. A Via Romana da Geira – Via Nova, construída pelos romanos, com o objetivo de ligar Bracara Augusta (Braga) a Austurica Augusta (Astorga).

O Cruzeiro de São João do Campo, um marco miliário que assinala a milha XXVII. A Aldeia de Vilarinho da Furna e as Casarotas da serra Amarela. Em Terras do Bouro, também pode realizar passeios agradáveis e descobrir uma fauna e uma flora únicas.

Como região montanhosa que é, quem a visita tem a possibilidade de praticar um turismo ativo, e para isso Terras do Bouro, disponibiliza várias opções. A rede de Trilhos Pedestres, “Na senda de Miguel Torga”, com dois tipos de percurso, a grande rota (GR) e a pequena rota (PR), todos muito bem sinalizados ou então partir para a aventura num passeio a cavalo e de charrete, BTT, canoagem, escalada, slide, rappel, arvorismo, orientação, cannionyng, e passeio de barco. Todas estas atividades são excelentes promotoras de saúde, uma vez que são praticadas ao ar livre, num espaço saudável e acolhedor.

brasão Terras de Bouro

No que concerne a turismo religioso, Terras de Bouro, tem vários monumentos e santuários merecedores de serem visitados, tanto pela sua beleza como pela sua história.

O Santuário de São Bento da Porta Aberta, a capela de Nossa Senhora do Livramento, um santuário edificado entre o século XVII e XVIII e o monumento de Bom Jesus das Mós, que implora ao sagrado coração de Jesus.

O que comer?

A gastronomia de Terras do Bouro está relacionada com as caraterísticas predominantes de região. Uma vez que é uma zona relacionada com montanhas e produtos agrícolas, estes são os mais privilegiados, quando chega a hora de cozinhar.

Entre os pratos mais típicos salientam-se a carne de cabrito assado no forno e o cozido de couves com feijão. No que respeita a sobremesas é na época natalícia que se encontra maior destaque com as rabanadas e a aletria.

Onde dormir?

solardasalvadoura

Terras do Bouro é uma vila relativamente pequena, no entanto dispõe de vários alojamentos que lhe permitem usufruir de umas férias exemplares.

Quer seja na pousada de Santa Maria do Bouro, no Solar da Salvadoura, numa casa de campo ou num dos hotéis da vila, ficará sempre bem alojado, no entanto deve ter em atenção as condições de cada um e escolher aquele que melhor se enquadrar nas suas expectativas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *