Refúgios em Seia

O concelho de Seia está localizado na sub-região da Serra Estrela, mais concretamente na encosta sudoeste da Serra da Estrela, é limitado a norte pelos concelhos de Nelas e Mangualde, a nordeste por Gouveia, a leste por Manteigas, a sueste pela Covilhã, a sudoeste por Arganil e a oeste por Oliveira do Hospital.

serra da estrela

Em Seia, pode visitar o ponto mais alto de Portugal continental, a Serra da Estrela, local onde se desfruta de uma paisagem magnífica e se estabelece uma comunhão perfeita entre a natureza e o Homem. É de referir a importância que esta cadeia montanhosa tem, no que respeita à separação da vegetação e clima entre o Norte e o Sul.

O concelho de Seia dispõe de inúmeras atrações, tais como os monumentos arquitetónicos, a gastronomia e as paisagens deslumbrantes.

O que visitar?

Museu_do_PãoNo que concerne aos monumentos arquitetónicos a visitar no concelho de Seia, é de salientar o museu do pão, um museu privado cuja finalidade principal é recolher, preservar, exibir os objetos e o património do pão português, na perspetiva histórica, religiosa, política e artística.

ComboiodeMadeira

O Museu do Brinquedo, constituído por vários espaços onde se apresenta a história e a evolução dos brinquedos em Portugal e no Mundo e o Museu Natural da Eletricidade, são outras das obras que não deve descurar na sua visita. A Igreja da Misericórdia, de construção barroca, tendo sido reconstruída no século XVIII, cuja fachada principal é Joanina, datada de 1773, é outra excelente opção. A Igreja Matriz de Seia, com o seu traçado românico, reconstruído após as invasões Napoleónicas, são alvo a que deve prestar atenção, nomeadamente ao interior da igreja, onde pode comtemplar a maravilhosa capela-mor, a nave e as duas torres sineiras localizadas na fachada principal.

O que comer?

caldo verde

Mas Seia não é só monumentos, também possuiu uma gastronomia tradicional muito rica e variada. Entre os pratos mais típicos e tradicionais contam-se a sopa da beira, o caldo verde, as migas à lagareiro, o rancho, o queijo da serra, o requeijão, os enchidos, o cabrito, o pão, a broa, o arroz de carqueja, o bacalhau com pão de centeio e no que concerne a doces e sobremesas, salientam-se o arroz doce à moda da aldeia e o leite-creme.

Todos estes belíssimos pratos são confecionados na maioria dos restaurantes locais.

Onde dormir?

Para poder desfrutar destes magníficos monumentos e gastronomia, o melhor é começar por procurar alojamento. Com um pouco de tempo e alguma paciência encontram-se residências e hotéis, a preços acessíveis, com boas condições e bons acessos. São exemplo a residencial Leitão, o Hotel Eurosol Seia Camelo localizado no centro da cidade e a Pousada Cabeça da Velha, localizada perto do parque natural da Serra Estrela.

Aproveite as maravilhas de Portugal e desfrute de um maravilhoso fim de semana ou umas férias maravilhosas, em pleno coração da Serra da estrela.

Planeie a sua viagem minuciosamente, para que nada lhe falte e não surjam imprevistos incomodativos.

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *