Reduza a ansiedade no regresso à escola

Dicas para reduzir a ansiedade das crianças no regresso à escola

O mês de Setembro já chegou e com ele o regresso às aulas. Novos professores e colegas ou a pressão de tirar boas notas deixam muitas crianças de várias idades com grandes níveis de ansiedade e stress nesta altura.

Embora cada criança seja única e tenha os seus próprios ritmos de adaptação, existem algumas dicas que pode tomar para as ajudar a relaxar e proporcionar um regresso às aulas o mais tranquilo possível.

Estabeleça rotina da hora de dormir

hora de dormirDepois de um Verão passado sem horários rígidos, é importante que a criança retome já o horário de dormir para evitar choques abruptos nos primeiros dias de aulas. Lembre-se que o sono é muito importante na vida de uma criança e que a sua privação tem consequências graves na capacidade de aprender e no comportamento.

Incentive o exercício físico e implemente uma dieta saudável

O desporto é muito importante para ajudar uma criança a gastar as energias e reduzir os níveis de ansiedade. Inscreva-o numa modalidade ou pratique com o seu filho na rua alguma actividade. Todos vão beneficiar e estreitar os laços afectivos. Não se esqueça que uma dieta variada, completa e equilibrada também é muito importante para a regulação da energia de uma criança.

Reutilize material escolar do ano passado

Novos cadernos, material de escrita, livros escolares ou uma mochila são apenas alguns dos materiais que muitos pais compram nesta altura. Elabore uma lista e veja o que pode reutilizar do ano passado. É importante consciencializar as crianças para a necessidade de poupar em tempos de crise e também contribuir para um planeta mais limpo e saudável.  Dos novos materiais a comprar, esqueça os produtos de marca e tente sempre ir aos de marca branca. Esteja atento às promoções online em relação aos livros escolares já que existem bons descontos.

primeiro-dia-de-aula

Planeie por antecipação o dia-a-dia

Para evitar desperdícios de tempo com improvisos, comece já a planear o dia-a-dia para quando as aulas recomeçarem. É importante saber quem vai levar e buscar a criança à escola. Pode também começar já a organizar a roupa e o calçado. Veja o que já não serve do ano passado, prepare a roupa para as primeiras semanas de regresso às aulas.  Vá conversando com o seu filho para mostrar que está tudo planeado.

Estimule com pensamentos positivos

É importante animar com pensamentos positivos o seu filho. Destaque os aspectos positivos deste regresso às aulas. Pode visitar a escola ou mesmo promover alguns encontros com os colegas de turma para ajudar a diminuir a ansiedade.

Modere as suas expectativas

Deve incentivar o seu filho a lutar pelos seus objectivos e a querer ser melhor. Mas se a pressão for demasiada pode ter um efeito contrário e gerar ainda mais ansiedade. Não projecte no seu filho os seus sonhos e expectativas. Ajude a descobri-lo as suas próprias potencialidades e os seus sonhos.

119662450

Crie tempo e espaço para a brincadeira

Nunca se esqueça que o seu filho precisa de tempo para brincar. Não comece já a pensar em sobrecarregá-lo com actividades extra-curriculares. Deixe que existe tempo para a diversão e de certeza que a sua criança será mais feliz.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.