Recuperar a forma após a gravidez

Um dos principais receios de uma mulher grávida é não conseguir voltar a recuperar o seu corpo.

Temos medo de ficar com o corpo flácido, com estrias e com uns quilos a mais, no entanto, é possível recuperar a forma após a gravidez.

Fique connosco, perca os seus receios e aproveite a gravidez!

Quando deve começar a fazer exercício após a gravidez?

A mulher deve tentar recuperar a forma o mais rapidamente possível após a gravidez, no entanto, é necessário ter alguns cuidados.

Se teve um parto normal pode começar a realizar exercícios um mês após o parto, no entanto, se foi através de cesariana, deve esperar um pouco mais, entre dois a três meses.

Recorde-se que estes prazos são indicativos e não se aplicam caso tenha sofrido alguma complicação.

Confirme sempre com o seu médico! 

Se viu o seu estado de saúde debilitado devido à gravidez, não realize exercício físico antes de consultar o seu médico.

Que exercícios devo fazer?

Após uma gravidez o corpo da mulher necessita de algum tempo para recuperar, como tal não deve começar por exercícios que exijam muito de si.

O ideal será realizar algum exercício enquanto grávida, para que o seu corpo nunca perca a elasticidade e a resistência física, no entanto, existe sempre tempo para recuperar!

Caminhadas

Comece com caminhadas curtas, mas frequentes.

Andar meia hora por dia, dia sim, dia não, vai permitir ao seu corpo começar novamente a ganhar firmeza e vai permitir à mulher voltar a ter resistência física.

Quando perceber que já faz estas caminhadas sem dificuldade, pode aumentar o tempo e a frequência das mesmas.

Exercícios de elasticidade

Em casa pode realizar alguns exercícios de elasticidade. Lentamente vai conseguir devolver ao seu corpo a sua forma inicial.

Não tente logo de início realizar exercícios muito avançados!

O seu corpo necessita de regressar à forma antiga de uma maneira suave e lenta, se exagerar pode ter piores resultados.

Yoga

O yoga é uma excelente modalidade para recuperar a forma após a gravidez sem exigir grande esforço.

Além das vantagens físicas, o yoga tem uma componente de relaxamento que a irá ajudar a ultrapassar o nervosismo pós-gravidez.

Tenha atenção com os exercícios de yoga muito avançados e que requerem um elevado grau de prática, não tente começar pelos mais difíceis!

Ginásio

Recuperar a forma num ginásio também é uma boa hipótese, principalmente para as mães que são mais preguiçosas e necessitam de um incentivo.

No entanto, recomendamos que realize alguns exercícios em casa antes de tentar um ginásio.

Recorde-se de que o seu corpo vai necessitar de tempo para se adaptar, principalmente se efetuou uma cesariana.

Dê tempo ao tempo

A melhor forma de recuperar a forma após a gravidez, independentemente da forma que escolher para o fazer, é ter muita calma.

É preferível realizar exercícios leves, mas de uma forma contínua do que começar por exercícios exigentes e desmoralizar.

O seu corpo nunca vai recuperar de um dia para o outro, portanto deve pensar em fazer exercício físico de uma forma contínua e não apenas durante um mês ou dois.

Perder peso de forma gradual é também melhor para a sua pele, pois esta irá ter tempo para se adaptar, reduzindo assim a hipótese de estrias.

Recorde-se que apenas poderá recuperar a forma após a gravidez se realizar exercícios de uma forma contínua.

Não acredite nas dietas milagrosas que apenas prejudicam o seu corpo!

Estas, além de serem prejudiciais à sua saúde, poderão fazê-la perder peso, mas também perderá as suas formas!

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