Como se preparar psicologicamente para ser mãe

Já sabe que ser mãe é melhor sensação do mundo, mas se for mãe pela primeira vez prepare-se, pois a sua vida vai mudar muito mais do que julga! Além de planear a gravidez, também terá que se preparar psicologicamente.

ser mae psicologicamente

Nem sempre é fácil conseguir lidar com toda a pressão e stress que são típicos de uma primeira gravidez. No Portal da Mulher já partilhámos ideias para preparar a sua casa para a chegada do bebé, mas agora, vamos explicar como se pode preparar a si mesma!

Planeie a sua vida… enquanto tem tempo

Planear a gravidez e a sua vida enquanto mãe antecipadamente, é das melhores ideias que pode ter! Quando o bebé nascer, não vai tempo para nada! Vai passar a vida a trocar fraldas, a adormecer o bebé, a lavar roupa de bebé e quando ele finalmente estiver a dormir sossegado, você vai estar olhar para ele!

Uma mulher que seja mãe pela primeira vez, vai ter imensas dúvidas e receios, e por isso deve começar a planear a gravidez antecipadamente.

Pense em tudo que pode vir a precisar e deixe já tudo feito! Necessita de ideias? Nós ajudamos!

  • Vai querer remodelar a casa para o bebé? Redecorar? Comece já! Certifique-se que o bebé entra já numa casa mais bonita! Ter a sua casa organizada vai permitir que esteja mais descontraída psicologicamente e será menos uma coisa a deixá-la nervosa.
  • Comece a utilizar uma agenda e aprenda a programar tudo! Se planear a gravidez é importante, planear os primeiros meses enquanto mãe também! Programe dias para lavar a roupa, dias para arrumar a casa, dias para cozinhar em grandes quantidades, etc. Certifique-se de que segue o plano religiosamente! Ao programar antecipadamente vai conseguir fazer mais em menos tempo e conseguirá reduzir facilmente o stress! Uma mãe organizada é uma mãe descansada!

Prepare-se para o amor de mãe

Ser mãe é algo arrebatador! O amor de mãe é algo muito falado, mas só quando é realmente mãe consegue perceber a sua verdadeira extensão. Ao planear a gravidez deve também programar-se para a importância que este bebé vai ter na sua vida, pois subitamente, ele será a sua vida.

amor de mae

Muitas mães ficam extremamente nervosas, pois têm receio de cometer erros, o que faz com que fiquem emocionalmente esgotadas. É importante relaxar e entender que ser mãe é uma experiência a longo prazo.

Apesar de ser difícil, deve tentar reservar um tempo apenas para si! O seu filho passará a ser a sua vida, mas uma mãe com alguma vida própria torna-se psicologicamente mais estável, logo um melhor apoio para o bebé.

Reserve umas horas por semana para atividades sem o bebé, vá jantar fora, passear ou simplesmente relaxe enquanto lê um livro!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.