Portugal Fashion: as tendências para a primavera/verão

Portugal está a marcar a sua posição nas passarelles e já temos vários estilistas que estão a criar e a desfilar os seus modelos pelo mundo fora. Ficam aqui alguns dos muitos nomes de referência… Alves/Gonçalves, Ana Salazar, Fátima Lopes, StoryTailors, Dino Alves, Miguel Vieira, entre muitos outros.

fashion

Foquemos a nossa atenção nalgumas tendências para a estação de primavera/verão e nalguns estilistas. Em poucas palavras, os estilistas têm conseguido marcar a sua posição ao correrem riscos e ao serem inovadores.

Quando se define o estilo de Alves/Gonçalves, por exemplo, usam-se as seguintes palavras: “formas exaltadas convivem par a par com as retilíneas”. As suas tendências marcam-se pela simplicidade e autenticidade: as saias amplas, rodadas e assimétricas; os vestidos compridos e esguios; as aplicações como ilhoses, cordões e acabamentos manuais; as composições sobre peças e o estilo étnico, combinado em perfeita harmonia com o estilo urbano das suas propostas.

Quanto aos StoryTailors, João Branco e Luís Sanchez, continuam a trazer o seu estilo arrojado para as passarelles. De acordo com a revista “Vogue Portugal”, este duo maravilha foi buscar a sua inspiração à cidade de Lisboa – desde tonalidades inspiradas no ferro forjado e nas gradações de cores do Tejo a tons pérola e bege como reminisciência da luz do sol sobre a cidade. Também apresentaram estilos mais rotineiros como blazers e calções, que combinaram com a sua imagem mais típica dos bustiers e corsets.

portugal-fashion

De acordo com o próprio Miguel Vieira, a sua coleção pauta-se pelo detalhe, tanto ao nível das cores como dos padrões que remetem para a natureza. Podemos definir as suas propostas nos seguintes termos – a moda como expressão dos elementos naturais pertencentes à Terra, – com cores como o verde-água, rosa coral e argilas (tanto em lisos como estampados). Como sempre, mostrou os seus looks sofisticados e, com esta aposta tem conquistado os mercados internacionais.

primavera fashion

Por último, todos nós conhecemos o nome de Fátima Lopes, como uma figura emblemática da moda. As suas propostas tiveram como o mote a mitologia grega e a mulher como uma figura forte e resplandescente. Podemos ver na sua coleção a cor branca e pérola, combinados com fios dourados e acessórios dourados. Ela optou por tecidos que transmitiam leveza como sedas e linhos. De forma a dar mais dureza aos seus modelos, optou por cuffs, cintos e adereços para o cabelos rígidos.

Estas são apenas algumas das tendências que nos foram apresentadas no Portugal Fashion. O que virá a seguir?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.