Pilates – O que é e quais as vantagens para a saúde

O Pilates nasceu com o alemão Joseph Pilates e concentra-se essencialmente na prática de exercícios físicos para a promoção da saúde do ser humano proporcionando força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência e percepção do movimento. Como é que nasceu este método? Qual é o tipo de exercícios? Quais são os benefícios reais para a saúde? Neste artigo vamos responder a estas questões para que tenha um conhecimento daquilo em que se baseia o Pilates.

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Joseph Hubertus Pilates nasceu perto de Dussledorf, na Alemanha, em 1880. Foi uma criança bastante doente: sofreu de asma, raquitismo e febre reumática. No entanto dedicou a sua vida a tornar-se fisicamente mais forte: praticou musculação, mergulho, ski e ginástica. Em 1912, mudou-se para Inglaterra começando a ganhar a vida como lutador de boxe, artista de circo e treinador de defesa pessoal.

Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Durante esse período actuou como enfermeiro e desenvolveu exercícios para se manter a si e aos companheiros saudáveis: usou as camas hospitalares e outros artefactos (cintos, lastros e molas) para fortalecer os doentes que ainda permaneciam deitados nas camas. Iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza, a chamada gripe espanhola, que dizimou milhares de ingleses e ninguém que estava sob seu treino foi infectado. A partir daí começou a desenvolver o seu método, chegando mesmo a abrir uma academia onde desenvolvia o seu trabalho, chamando a atenção de várias pessoas influentes. O método de Pilates foi sendo cada vez mais conhecido e hoje existem várias academias e vários professores individuais que se dedicam a praticá-lo.

O Pilates baseia-se segundo vários princípios:

Concentração – a concentração ao fazer cada movimento é fundamental para a execução da mesma.

Controlo – o controlo de cada movimento é essencial para a sua execução e também de cada exercício.

Precisão – a precisão e a seriedade com que se faz cada movimento também é importante para a sua execução.

De seguida deixamos vários exercícios que se englobam nesta técnica:

Hundred – Exercício de aquecimento que aumenta a respiração e a circulação.

Ponte de ombros – Trabalha os músculos interiores e as pernas.

Rollover – Trabalha a parte de trás dos braços, estica as costas e a parte de trás das suas pernas e os músculos abdominais.

Sereia – Trabalha os braços, ombros e cintura e ainda desenvolve o equilíbrio.

Mergulho de Cisne – Simplesmente fortalece todo o corpo.

Equilíbrio com bola – Este exercício centra-se no equilíbrio com a bola para que possa trabalhar todos os músculos que contribuem para sua força central – os seus abdominais, os músculos lombares e os músculos da zona pélvica.

Benefícios dos Pilates

Aumenta a sua coordenação, força e mobilidade; ajuda-o a ter movimentos eficientes e fluídos; corrige a postura; alivia dores crónicas e tensões musculares; rejuvenesce a mente e o espírito; aumenta a autoconfiança. Para além disto ainda ajuda na perda de peso: ao praticar Pilates substitui a gordura por massa corporal magra, tonifica e modela o seu corpo, acelera o metabolismo, corrige a postura alongando a silhueta e ainda eleva a sua auto-estima, o que diminui a ansiedade e a vontade de comer fora de horas.

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