Pele seca ou ressequida
Um dos problemas mais comuns a nível de pele é a pele seca e ressequida. Quando ausente os sinais de hidratação, é normal acontecer, no Verão este tipo de situações é bem frequente, logo fique bem alerta. Seguem aqui algumas formas de prevenir e tratar a secura da pele.
Prevenção
Evite cafeína, tabagismo e álcool. Maus hábitos como estes apenas agem como diuréticos. Além disso, a seu tempo acabam por causar muito mais do que problemas de pele, por isso, porquê persistir?
Beba em abundância, hidratação é tudo! Beba pelo menos 8 copos de água por dia. Se se ausentar, leve uma garrafa de água consigo, o importante é que nunca fique desidratada enquanto se encontra no exterior.
Coloque um pouco de óleo no banho, ou seja, adicione uma colher de sopa de amêndoa, jojoba, oliva ou óleo de avelã após ter embebido aproximadamente 5 minutos. Mergulhe de seguida e deixe-se ficar a desfrutar, a hidratar-se e nutrir-se.
Proteja a sua pele contra vento, sol, calor e frio. Aplique um hidratante antes de expor a sua pele a estas condições de humidade. A lavanda, rosa ou camomila alemã aromática, pulverizadas sobre o rosto, pescoço, peito e mãos ajudam a manter a sua pele maravilhosamente refrescada e hidratada.
Evite o contato com a água muito quente, assim como longos duches, especialmente durante o tempo frio, pois desidratam a pele. Permaneça lá durante cerca de 5 minutos e depois saia, deverá ser mais que suficiente.
Usar humidificadores. Estes eliminam a humidade por completo, na qual consegue ser bastante prejudicial para a sua pele.
Evite produtos de limpeza como sabonetes e desodorizantes abrasivos duros. Apesar de parecerem bons, só acabarão por a ressequir. Utilize um sabonete hidratante, produtos sem sabão ou um outro produto à base de grãos.
Tratamento
Tente um produto à base de geleia de petróleo não disponível em lojas de alimentos saudáveis. Faça a devida pesquisa online e decerto conseguirá encontrá-lo numa loja perto de si.
Esfoliar. Este deve ser sempre o primeiro passo para curar a pele seca. As células mortas da pele podem, com o tempo, acumular-se e tornar-se insensível à loções e cremes. Para que o seu hidratante faça o seu trabalho, deve primeiro livrar-se dessa barreira
Hidratar. Depois de esfoliada, está pronta para a humidade. Aplique o seu hidratante favorito para rosto e corpo, ou tente a boa e velha gordura vegetal.
Tenha atenção a estes cuidado básicos diariamente, caso contrário pode mesmo levar a diferentes e piores efeitos na pele. Se os problemas persistirem, deve consultar um dermatologista o mais rápido que puder a fim de recolher conselhos e talvez seguir por tratamentos alternativos, se necessário.
Muitas vezes as pessoas adquirem problemas de pele que não conseguem resolver por conta própria, daí a necessidade de consultar especialistas e averiguar a raiz do problema. Se for esse o seu caso, prepare-se para uma boa intervenção ao nível da pele.