Os perigos de fumar durante a gravidez

Fumar é sempre um grande risco para a sua saúde, mas fumar na gravidez, além de a prejudicar a si, prejudica também o seu filho. Todas nós sabemos que fumar aumenta o risco de contrair cancro, causa doenças cardíacas e faz com que se sinta menos saudável no geral. Tem menos resistência, cansa-se ao subir umas simples escadas… e além disso é um vício, o que é sempre negativo!

Saiba as consequências de fumar na gravidez e planeie a sua gravidez tendo em conta todos os factores.

Fumar durante a gravidez – as consequências

Fumar durante a gravidez prejudica tanto a sua saúde, como a saúde do seu bebé, no entanto para este as consequências serão bem piores! Durante a sua gravidez, o bebé estará a contar consigo para lhe transmitir todos os nutrientes necessários. Se o seu sangue está contaminado com nicotina e outras substâncias, o do seu bebé também estará! Se pensou em não fumar na gravidez, mas retornar assim que tiver o seu bebé nos braços, lembre-se que todos os químicos do tabaco serão transmitidos para o seu bebé através do leite! Fazer dietas durante a gravidez é perigosos pelo mesmo motivo! Lembre-se que o seu bebé deverá estar sempre em primeiro lugar.

Conheça algumas consequências de fumar durante a gravidez:
  • A probabilidade de um aborto espontâneo aumenta substancialmente.
  • Pode fazer com que o bebé nasça prematuramente, o que fará com que este necessite de cuidados especiais. Em alguns casos, o bebé poderá não resistir, principalmente se tiver pouco peso.
  • Fumar durante a gravidez pode fazer com que a placenta, fonte de oxigénio para o seu bebé, se separe do útero prematuramente. Além de ser perigoso para si, é ainda mais para o seu bebé.
  • O bebé pode nascer com várias deficiências, como problemas respiratórios ou mesmo outros problemas que parecem não estar relacionados com o fumo. A questão é que fumar durante a gravidez faz com que o seu bebé não absorva os nutrientes necessários e não se consiga desenvolver. Além disso, o fumo do cigarro é tóxico para o bebé.

Como deixar de fumar?

Existem inúmeras formas para deixar de fumar, dependendo do seu nível de habituação. No entanto, se estiver grávida, a melhor forma de deixar de fumar, é conversar com o seu médico para que este lhe possa indicar a melhor forma e acompanhá-la nesse processo.

causas de fumar na gravidez

Existem futuras mães que para não fumar na gravidez deixam de fumar bruscamente, no entanto, em alguns casos isto poderá não ser boa ideia. Se o seu nível de habituação for muito elevado, poderá ficar muito nervosa e assim prejudicar a gravidez. Por este motivo, o portal da mulher recomenda que consulte sempre o seu médico se já estiver grávida e quiser deixar de fumar.

Se apenas estiver a planear a gravidez, então é uma boa altura para deixar de fumar. Pode recorrer a auxiliares que são comercializados nas farmácias, ou tentar sem qualquer auxílio. Para a motivar, pode escrever um género de diário de bordo na sua tentativa de não fumar na gravidez. Será uma experiência divertida e terá um relato de todos os esforços que fez, e quem sabe, não poderá motivar alguém a fazer o mesmo?

A gravidez é um privilégio maravilhoso e a felicidade de ter uma criança nos braços é um sentimento inigualável! Se é fumadora, informe-se bem junto do seu médico de todas as consequências de fumar durante a gravidez.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.