O Que Fazer Antes de Engravidar

Assim que decidir entrar no campo da maternidade há que esperar algum tempo antes de consumar o ato, pelo menos um mês ou dois.

Para ter uma gravidez saudável e um bebé ainda mais saudável, terá determinadas tarefas a fazer antes de engravidar.

Antes de Engravidar

Lista “O Que Fazer Antes de Engravidar

Marcar uma consulta de planeamento familiar. Na consulta de planeamento familiar ser-lhe-ão requeridos exames de avaliação rotineira, falará sobre a sua saúde, sobre como se processa a gravidez, e quais os cuidados a ter durante a gravidez.

Tudo para que tenha uma gravidez saudável.

Tomar ácido fólico. Antes e durante a gravidez é essencial tomar um suplemento de ácido fólico, cerca de 400mg diárias, isto para prevenir possíveis deficiências do tubo neural.

Deixar de fumar, beber, e consumir drogas (se for o caso).

Fazer uma alimentação equilibrada e saudável. Não irá comer por dois, mas há que fazer uma alimentação saudável para que o seu corpo esteja preparado para receber o seu bebé. Vegetais, alimentos ricos em cálcio, proteínas brancas e água são essenciais.

Deixar a cafeína de parte. Há estudos que associam o consumo de cafeína com uma diminuição da fertilidade. Além disso poderá também estar associada ao risco de aborto.

Manter um registo do seu peso. Será mais fácil conseguir engravidar de tiver um peso saudável. Um índice de massa corporal baixo ou elevado dificultará a conceção.

Ter atenção ao peixe que come. Apesar de boa fonte de ómega 3, existem peixes que contêm mercúrio, que pode ser prejudicial. Salmão, sardinhas, arenque são aceitáveis.

Criar e seguir um regime de exercício físico. Para um corpo saudável e preparado para a gravidez há que praticar exercício físico, além disso irá aliviar o stress, facilitando assim a conceção.

Visitar o dentista. Problemas da cavidade oral podem afetar as suas hormonas, bem como afetar a sua fertilidade, assim há que cuidar dos seus dentes.

gravidez
Analisar os seus antecedentes médicos pessoais e familiares.
Considerar a situação financeira.
Avaliar a sua saúde mental.
Evitar infeções e doenças.

Reduzir possíveis riscos ambientais. Não conseguirá reduzir todos os riscos ambientais, mas pode fazer o seu melhor para os manter longe da sua vida, podendo começar pelo seu local de trabalho.

Pensar bem na decisão de engravidar. Lembre-se que ter um bebé é um compromisso para a vida, não é só tê-lo!

Descobrir quando é a altura da ovulação.

Deixar de tomar contracetivos. Se toma contracetivos, tem que deixar de os tomar. Antes defendia-se a tese de que se devia esperar alguns meses antes de tentar engravidar, atualmente pode começar logo a tentar engravidar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.