O que é a Gravidez Psicológica?

A gravidez é algo único na vida de uma mulher. Mas nem sempre a gravidez termina com o bebé, existem casos raros de mulheres (ou mesmo homens) que acreditam estar grávidas (gravidez psicológica), mas que na realidade os sintomas não são provocados pela gravidez.

gravidez psicológica

A essa síndrome dá-se o nome de gravidez psicológica, que no fundo é uma gravidez falsa, denominada clinicamente por pseudociese, em que se acredita estar grávida, quando na verdade não está. Quem sofre de gravidez psicológica tem praticamente todos os sintomas da gravidez – exceção feita à presença de feto. Esta é uma síndrome pouco comum que afeta entre um a seis em cada 22000 nascimentos.

couvade

Até os homens (em casos raros) podem experienciar uma gravidez falsa – denominado por Couvade – em que irão desenvolver os mesmos sintomas que as suas companheiras grávidas (aumento de peso, náuseas e dores de costas).

Quais as causas da gravidez psicológica?

Ainda não são bem conhecidas as causas, mas estudos recentes demonstraram que os problemas psicológicos e físicos podem ser o motivo da pseudociese; as causas exatas ainda não são conhecidas.

Acredita-se que o corpo da mulher produz os sintomas da gravidez quando uma mulher tem um enorme desejo de engravidar, que pode dever-se à infertilidade, abortos, menopausa precoce ou desejo de casar. O cérebro da mulher interpretará esses sinais como existindo uma gravidez, despoletando a libertação de hormonas (estrogénio e prolactina) que são responsáveis pelos sintomas da verdadeira gravidez.

Sintomas da gravidez psicológica

As mulheres que sofrem de gravidez psicológica têm os mesmos sintomas que as verdadeiras grávidas:

  • Interrupção do ciclo menstrual
  • Barriga inchada
  • Seios aumentados e mais duros
  • Alterações dos mamilos, com possível produção de leite
  • Sensação de movimentos fetais na barriga
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Ganho de peso
  • Dores de costas

São sintomas que podem durar apenas algumas semanas ou nove meses ou ainda durante vários anos. Apenas uma pequena percentagem de mulheres que sofrem de pseudociese irão ao médico ou dar entrada no hospital com sintomas de trabalho de parto.

Como saber que está com gravidez psicológica?

Para determinar se uma mulher sofre de gravidez psicológica o médico avaliará os seus sintomas, fará uma ecografia pélvica e abdominal (que são os mesmo exames usados na avaliação de um bebé durante a gravidez).

Não existindo presença de feto ou batimento cardíaco na ecografia, estaremos perante uma pseudociese. Nestes casos análises à urina também se revelarão negativos para gravidez.

Existem outras situações que podem imitar os sintomas de gravidez como gravidez ectópica, obesidade mórbida e cancro. Nestes casos terão que ser efetuados outros exames.

Como tratar gravidez psicológica?

Quando uma mulher acredita estar grávida, especialmente durante meses, pode ser complicado aceitar que realmente não está. O médico terá que ter alguma sensibilidade para dar as notícias e providenciar apoio psicológico, para assim ajudar a mulher a recuperar da pseudociese.

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *