O preconceito da mulher mais velha

Apesar de as sociedades em que vivemos terem registado evoluções significativas nos últimos tempos e terem registado também evoluções ao nível da abertura mental das pessoas, continuam a existir alguns preconceitos relacionados com os mais diversos temas.

Um desses preconceitos é o de um relacionamento entre uma mulher mais velha e um homem mais novo.

Tipicamente, ao longo da história e também através de dados estatísticos, foi possível concluir que geralmente as mulheres preferem ter relações de namoro ou casamento com homens mais velhos.

Do ponto de vista histórico, o homem sempre foi visto pela mulher como sendo uma espécie de segundo pai, no sentido em que é visto pela mulher como uma figura de proteccionismo e que representa tudo aquilo que os pais representavam quando as mulheres ainda eram crianças.

A necessidade de uma manutenção desse proteccionismo levou à criação de um preconceito nos casos em que acontece o contrário, ou seja, uma relação em que a mulher é mais velha.

Ainda nos dias que correm são geralmente feitos comentários sobre este tema, principalmente quando se trata de figuras conhecidas. O preconceito existente é fruto de uma sociedade que acabou por se impor como feminista por oposição ao machismo, e que estes dois juntos ajudam a criar este tipo de ideias fechadas.

Cada vez mais este preconceito deve tender a ser extinto, e não há nem deve haver qualquer barreira que seja impeditiva para um relacionamento que esteja relacionado com a idade. A importância de uma relação é, de facto, as pessoas que nela estão envolvidas e os sentimentos de nutrem de forma mútua. A idade de cada pessoa acaba por não passar de um dado estatístico cuja relevância é cada vez menos importante, dado até que a maturidade acaba por ser o que realmente faz a diferença.

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote
One Response
  1. Julio

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.