O desafio de ter um irmão mais novo

Dizer ao seu filho que vai ter um irmão mais novo nem sempre é tarefa fácil! Existem crianças que dariam tudo para ter um bebé em casa, enquanto outras vêem um irmão como um concorrente.

irmao-bebe

Veja algumas formas simples de preparar o seu primeiro filho para a chegada de um irmão mais novo.

A primeira conversa

O primeiro passo para contar ao seu filho que terá um irmão mais novo, é sempre a típica conversa! Conte-lhe que vai ter um irmão e foque-se nos aspetos positivos, como uma companhia extra para brincadeiras. Esteja sempre atenta às reações, mas também tenha em conta que ele poderá precisar de um período de adaptação.

Explique-lhe muito bem que o facto de ele ir ter um irmão mais novo, não quer dizer que você já não goste dele! Diga-lhe que foi com ele que foi mãe pela primeira vez e que isso nunca se esquece. Em suma, faça-lhe sentir que ele não irá perder o seu amor.

A atenção redobrada

Enquanto estiver grávida dê bastante atenção ao seu filho! Sabemos que nestas alturas andamos sempre ocupadas com uma série de situações, mas, neste caso, terá que fazer um esforço para dar ainda mais atenção ao seu filho. Desta maneira, ele poderá perceber que mesmo tendo um irmão mais novo, continua a receber a atenção da mãe.

Com o irmão mais novo em casa

Quando finalmente tiver o seu bebé nos braços, certifique-se que fomenta a interação entre ambos. A melhor forma é fazer entender ao seu primeiro filho que ele também é responsável pelo irmão mais novo!

O Portal da Mulher dá-lhe algumas dicas de como o motivar:

irmao mais novo

  • Peça-lhe ajuda para as tarefas – Peça ao seu filho que a ajude a vestir o irmão mais novo, a dar-lhe comida ou mesmo a dar o banho.
  • Deixe-o a tomar conta dele, mesmo que esteja escondida a ver se tudo corre bem!
  • Peça-lhe que brinque com ele.
  • Esporadicamente, faça com que seja o seu filho a adormecer o irmão mais novo.
  • Faça um álbum de recordações misto, onde constará tanto o seu primeiro filho, como o irmão mais novo.

Resumidamente, o seu filho deve sentir que é necessário e que a chegada do irmão mais novo apenas fez com que a mãe precisasse ainda mais dele.

Ao estar integrado nas atividades, o seu filho vai sentir cada vez mais amor pelo irmão mais novo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.