Motivos para as mulheres praticarem musculação

Existe o mito que a musculação é só para os homens. O medo de ficar com muita massa muscular, muito forte e muito masculinizada afastam muitas mulheres desta prática. Nada mais errado.

mulher musculacao

A musculação vai trazer-lhe uma série de benefícios a nível físico, mas também mental. Vai ganhar massa corporal magra, eliminar gordura e fortalecer os músculos. A sua auto-estima irá subir quando se deparar com um corpo elegante e tonificado. Os elogios não deverão demorar muito tempo a aparecer.

De nada vale praticar, se depois tiver uma alimentação desregrada. Este é um aspeto fundamental que não deve descurar.

Esqueça estes falsos mitos, leia o máximo que conseguir sobre o assunto e inscreva-se num ginásio, onde irá encontrar também aconselhamento adequado.

Não vai ficar masculinizadaM - Musculação

Por mais que treine, uma mulher jamais irá desenvolver os membros como um homem porque a quantidade de testosterona que o seu organismo produz é muito menor. Ficará com um corpo mais definido e bonito, sem perder a sua feminilidade. Só se tomar determinadas substâncias para o efeito é que poderá ficar mais masculinizada, como acontece com muitas mulheres adeptas da modalidade que aparecem nas revistas. Lembre-se que para além de ingerirem determinadas substâncias, essas mulheres têm planos de treino intensos e jamais ficará assim com duas ou três idas semanais ao ginásio.

Musculação ajuda a emagrecer

Vai obter mais músculos, mas também vai queimar mais calorias quando estiver parada porque a sua taxa metabólica vai aumentar. A musculação é um dos desportos que a vai ajudar a manter o peso baixo e a ganhar mais força.

Benefícios a nível da saúde

A musculação é um desporto que a vai ajudar a reduzir o risco de ter doenças cardiovasculares, prevenir a osteoporose, diminuir o risco de cancro, reduzir as possibilidade de ter diabetes, diminuir a pressão arterial, prevenir e ajudar na reabilitação de lesões ou melhorar a sua postura corporal. Vai sentir também os efeitos imediatos na sua saúde mental com o alívio do stress. Na menopausa e na terceira idade, a musculação dá uma ajuda extra nas perdas de força, na diminuição da massa muscular e óssea e na depressão.

Melhoria da performance atlética

Existem vários estudos que provam que a musculação vai melhorar a sua capacidade atlética. Qualquer que seja a modalidade que pratica, é aconselhável complementá-la com sessões de musculação para melhorar a sua performance, bem como prevenir os riscos de lesões.

Melhoria da aparência corporal

Deve treinar todo o corpo para conseguir atingir alguma simetria. Magra, forte e com um corpo invejável verá rapidamente a sua auto-estima a subir. Vai sentir-se mais confiante para encarar os desafios que vão surgindo na sua vida. E muito mais gira.

Lembre-se que como em qualquer modalidade, deve consultar sempre antes o seu médico para saber se reúne todas as condições físicas para a praticar. Em muitos casos, especialmente para mulheres que sofrem de derrames e varizes, os exercícios devem ser adaptados de modo a não agravar o problema. 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.