Lidar com uma gravidez não planeada

Descobriu que está grávida, mas não tinha planeado a gravidez? Ter um filho é uma enorme responsabilidade e é um passo que deve ser bastante ponderado. Tem que pensar em si, no seu bebé e nas condições que ele irá necessitar para crescer de forma saudável!

gravidez não planeada

Veja como lidar com esta situação da melhor forma e não seja apanhada desprevenida.

1. Verificar situação económica

Todos nós sabemos que um bebé simboliza uma grande despesa, tanto na fase da gravidez, como na altura em que já terá o seu bebé nos braços.

Se descobriu que está perante uma gravidez não planeada, deverá ter em conta os seguintes pontos.

  1. Mobiliário e roupa – O bebé vai precisar de um berço, de uma cadeirinha, de roupa, etc. Faça as contas e veja qual o valor que poderá dispensar. Lembre-se dos artigos em segunda mão, que poderão ser uma ótima opção para quem não quer gastar muito dinheiro.
  2. Alimentação – A comida do bebé representa uma grande fatia do orçamento familiar. Simule o valor mensal que teria que gastar.
  3. Despesas de saúde – Lembre-se que enquanto grávida e depois quando já tiver o bebé, terá sempre uma série de despesas com o médico. Apesar de poder recorrer ao serviço público, convém sempre contar com algumas despesas extra. Também a eventual medicação terá que ser suportada por si.

As despesas com um bebé podem ser assustadoras, principalmente se for mãe pela primeira vez e estiver perante uma gravidez não planeada, no entanto, são contas que é necessário fazer para o bem de ambos.

2. Tempo, tempo e tempo

Outro fator muito importante é o tempo, no entanto, este fator é mais maleável que o fator económico. Para poder ter todas as condições necessárias, o bebé vai precisar de si e do seu tempo. Quando está perante uma gravidez não planeada é normal que julgue que não vai ter tempo para cuidar do bebé, no entanto, este é um assunto que merece alguma reflexão.

Analise bem os seus horários e tenha em conta todo o tempo que vai necessitar para o bebé.  Tenha em conta a sua situação profissional e o que o seu emprego exige de si.

Inicialmente terá direito à licença de maternidade, de forma que poderá dedicar todo o seu tempo ao bebé, no entanto, tenha em conta que a licença não irá durar para sempre!

Uma gravidez não planeada, deve ser sujeita a uma análise profunda em que todos os fatores devem ser ponderados.

3. A gravidez não planeada e a estabilidade psicológica

ansiedade mulher

Descobrir que se encontra numa situação de gravidez não planeada não é um processo fácil. Se já estava a pensar em engravidar, mas apenas sofreu uma pequena antecipação, o nervosismo não será tão grande como para uma mulher que não tinha pensado em ser mãe.

Dê tempo ao tempo e prepare-se psicologicamente para ser mãe. Ter um bebé a seu cargo é uma enorme responsabilidade, mas também é um enorme prazer!

Tenha calma e pondere todas as possibilidades. Verifique, ponto a ponto, se tem condições para ser mãe e poder criar uma criança com as condições necessárias. Fale com familiares e descubra com quem pode contar nesta altura.

O mais importante é manter a cabeça fria e pesar tudo assim que descobrir que vai ser mãe. Demore o tempo que necessitar, pois vai precisar de interiorizar todas as mudanças que estão prestes a acontecer na sua vida.

Utilize a caixa de comentários em baixo para expor algumas dúvidas que tenha. O portal da mulher terá todo o gosto em ajudar e estamos certas de que as nossas leitoras também!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.