Exercício físico – Hidroginástica

A prática de exercício físico tem sido fortemente incentivada através dos mais diversos meios, principalmente devido à crescente preocupação em manter um estilo de vida saudável.

A hidroginástica é uma das práticas físicas que ultimamente mais tem estado na moda, e os seus benefícios para a saúde podem ser de facto aprovados.

Numa primeira nota, este tipo de actividade física em meios aquáticos é tida como sendo uma prática mais divertida, mais eficaz, estimulante e agradável.

hidroginastica

A prática de hidroginástica tende a ter ainda mais benefícios quando tratamos de um público-alvo mais idoso, pois ajuda a manter a densidade óssea, o que tem um impacto importante para evitar e até mesmo tratar problemas como a osteoporose.

Por outro lado, tem um impacto significativo na força muscular, que é significativamente melhorada, na flexibilidade articular e no equilíbrio.

Aspectos como o aumento da coordenação motora são também relevantes. Os movimentos dentro de água são tendencialmente mais dificultados do que movimentos em meios comuns (terra). Esta dificuldade obriga a que haja um maior esforço para que os movimentos sejam feitos, o que não só melhora a força muscular como contribui para uma maior tendência para a coordenação motora, já que os movimentos são feitos de forma mais lenta.

piscina 2

Outra aplicação interessante da hidroginástica é em indivíduos com capacidade motora reduzida, em que as suas potencialidades estimulantes se revelam extremamente importantes mesmo como forma de tratamento de doenças motoras.

Para além de tudo o que já foi mencionado, apesar de a hidroginástica ser um desporto feito dentro de água, não existe a exigência de que os seus praticantes saibam nadar, o que apresenta outra vantagem.

Ao longo dos últimos anos especialistas têm sido cada vez mais apologistas de práticas de exercício físico dentro de água, pois de facto podemos concluir que existem imensas vantagens associadas a este tipo de práticas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.