É possível engravidar sem ter tido relações sexuais?

Uma questão muito frequente em pessoas que estão a iniciar a sua actividade sexual é se é possível engravidar sem ter tido relações sexuais, contudo, actualmente, esta é uma questão que pode ser facilmente respondida.

relações sexuaisPor isso, tecnicamente, sim, é possível engravidar sem ter tido relações sexuais. Mesmo que seja virgem, mediante determinadas condições, é possível engravidar, apesar das baixas possibilidades.

Como é possível engravidar sem ter tido relações sexuais?

A gravidez acontece, quando um espermatozóide do homem fertiliza o óvulo da mulher. Durante as relações sexuais, é ejaculado sémen, o qual é constituído por milhões de espermatozóides. Na realidade, uma ejaculação pode conter mais de 300 milhões de espermatozóides.

Quando o pénis está erecto, antes de o homem ejacular, é produzido um líquido pré-ejaculatório, transparente, que também contém espermatozóides. Os homens não têm qualquer controle na produção deste líquido.

espermatozóides

Os ovários de uma mulher libertam um ou mais óvulos (ovulação), entre 12 a 16 dias antes do seu novo período.

O esperma do homem entra no corpo da mulher através da vagina, depois viaja pelo útero até às trompas de Falópio, onde o óvulo é fertilizado (a concepção). O óvulo pode ser fertilizado tanto por um espermatozóide contido no esperma, como no líquido pré-ejaculatório.

E se eu não tive relações sexuais?

É possível engravidar, mesmo sem ter tido relações sexuais, isto é, que envolva a penetração, em determinados casos, como por exemplo:

* o esperma ou líquido pré-ejaculatório entra de alguma forma em contacto com a sua vagina
*  o seu parceiro ejacula perto da sua vagina
* o pénis do seu parceiro entra em contacto com o seu corpo, perto da sua vagina

Todavia, apesar de possível, o risco é baixo, porque nestes casos o espermatozóide tem um tempo de vida muito curto fora do corpo. Mesmo assim, se você não está a planear uma gravidez, é importante saber que é possível engravidar desta forma.

Como Prevenir a Gravidez

Se você não quer engravidar, deve ter alguns cuidados durante a intimidade, os quais devem obrigatoriamente passar pelo uso de métodos contraceptivos seguros.

preservativos

Além disso, é bom lembrar que somente os preservativos podem proteger tanto contra a gravidez, como contra as doenças sexualmente transmitidas.

Se usar um preservativo, o mesmo deve ser colocado no pénis, assim que este ficar erecto, de modos a impedir que qualquer espermatozóide entre em contacto com o seu corpo e órgão sexual.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
2 Comentários
  1. Mari
  2. sofia

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.