Dieta na Gravidez

Durante a gravidez é fundamental ter uma alimentação equilibrada, tendo em conta vários parâmetros. Deverá ter em conta que o importante é a qualidade da sua alimentação e não propriamente a quantidade.

Mas o que se entende por qualidade da alimentação? O que deverá fazer para de facto ter uma boa alimentação e com qualidade no caso de estar grávida?

Neste artigo vamos deixar alguns conselhos:

– Procure comer várias vezes ao dia em intervalos regulares e fale com o seu médico para saber o aumento de peso adequado.

–  Cozinhe e lave bem os alimentos que irá utilizar para a sua refeição porque certas doenças, como a toxoplasmose, são transmitidas através dos alimentos mal cozinhados ou mal lavados. Deverá fazer o rastreio destas e de outras doenças para garantir que não existe qualquer problema consigo e com o seu bebé.

– Beba cerca de 1,5 litros e muito leite devido às exigências de cálcio do bebé.

– Evite a gordura da carne, o sal e alimentos muito condimentados.

– Coma carne bem passada, peixe, ovos, ervilhas, feijão, grão como outros alimentos ricos em proteínas.

– Ingira também fruta, vegetais e outros alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

– Coma e beba alimentos e bebidas ricas em cálcio como leite, iogurte, queijo e manteiga.

Deverá evitar alguns alimentos, entre os quais:

– Doces e bolos.
– Carne mal passada devido ao risco de toxoplasmose.
– Marisco devido ao risco de salmonelas.
– Café, chá, bebidas com gás e álcool.
– Queijo de leite não pasteurizado devido ao risco de contrair brucelose.
– Enchidos devido ao risco de listeriose.

Não se esqueça que, durante a gravidez, a sua dieta deverá ser proporcionada e controlada por um médico especializado que lhe fará um plano adequado às suas necessidades específicas tendo em conta o seu peso e outros factores.

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