Dieta Mediterrânea

Por não ser uma dieta normal para perda de peso, mas sim um conjunto de hábitos alimentares mais saudáveis, este tipo de dieta caracteriza-se pelo baixo consumo de gorduras saturadas (de origem animal), alimentos com muita gordura, açucares e bebidas alcoólicas.

a-dieta-mediterraneaExiste assim um consumo elevado de azeite, legumes, frutas, cereais, peixe e pão fresco. Os alimentos como carnes, vinho tinto, queijos e iogurtes devem ser moderados. Evite fritos, alimentos muito salgados, apenas beba álcool (vinho tinto preferencialmente) às refeições e moderadamente. Evite todo o tipo de doces, e modere as carnes vermelhas e as batatas.

Semanalmente poderá optar por 2 a 4 ovos, leguminosas secas, peixe/pescada.

Diariamente (embora moderado) os lacticínios (de preferência magros) serão uma boa opção, assim como nozes, azeitonas, sementes, ervas aromáticas, especiarias, alho e cebolas.  As leguminosas secas e frescas como lentilhas, feijão, grão-de-bico, favas, ervilha, podem ser combinadas com cereais como arroz, massa, ou mesmo com batata (não consumir mais de três vezes por semana).

Carnes processadas como enchidos, fiambre, presunto e outros produtos de charcutaria devem ser consumidos menos de uma vez por semana, e preferencialmente em pequenas quantidades, pois estes alimentos apresentam um teor elevado em gorduras.

Opte por cozinhar e temperar os alimentos com azeite, pois este contribui para aumentar a porção HDL do colesterol.

dieta mediterranica

Alimentos como azeite, pão, massas, arroz, cereais (de preferência integrais), fruta variada, hortaliças (cruas ou cozidas) devem ser consumidos várias vezes ao dia.

Água e infusões (chás) devem ser consumidos diariamente em grandes quantidades para manter a hidratação do organismo.

Outros factores a ter em atenção para o equilíbrio da saúde é a execução diária de exercício físico, descanso adequado, preferência por produtos biológicos e tradicionais. Prefira também as sopas ricas em produtos hortícolas e leguminosa, assados com pouca gordura e os ensopados. A dieta mediterrânica ajuda a prevenir, entre várias doenças, problemas do coração.

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