Dicas para poupar nas refeições

Poupar nas refeições que realiza

É possível cortar em várias áreas da nossa vida, mas quando toca à alimentação terá sempre de gastar algum dinheiro para continuar a manter a qualidade e garantir assim a sua saúde física e mental. Pode mesmo assim realizar poupanças significativas com dicas muito simples.

poupar

Um dos primeiros passos é evitar realizar refeições fora de casa. Tome o pequeno almoço em casa e o café. Se tiver um microondas e um frigorífico no seu local de trabalho, não se esqueça de levar o almoço de casa. Só aqui já irá poupar uma fatia importante do seu orçamento.

Em casa, é possível reduzir o desperdício de comida, poupar dinheiro e ainda contribuir para um melhor ambiente.

Planeie as compras minuciosamente

Planeie para toda a semana as refeições que irá realizar. Veja o que já tem no frigorífico e o que irá precisar de comprar. É fundamental a organização para poupar no tempo e evitar desperdícios. Não se esqueça de se manter fiel à lista no supermercado para não comprar aquilo que não precisa ou se levar por promoções.

Esteja atenta ao frigorífico

É importante verificar a temperatura a que está o seu frigorífico, bem como o modo como os alimentos estão acondicionados. Evitará assim que se deteriorem mais rapidamente.

Não desperdice

Se a fruta começar a ficar madura, poderá usar em batidos de fruta. Os vegetais que começarem a apodrecer podem ainda ser aproveitados para uma sopa. Se sobrar comida do almoço ou do jantar, conserve-a para uma refeição do dia seguinte. Poderá ainda congelar diversos alimentos para consumir mais tarde. Diversas sobras podem ainda ser aproveitadas para cozinhar outras refeições. Socorra-se da criatividade ou pesquise na internet. Uma boa sandes, com uma sopa e uma peça de fruta e já tem uma refeição completa.

Cozinhe apenas o que vai comer ou planeie para o dia seguinte

marmita

É importante estar atenta às quantidades que vai cozinhar para evitar desperdícios. Corte corretamente as porções dos alimentos de acordo com o agregado familiar. Também poderá cozinhar em maiores proporções para comer no dia seguinte ou se for possível congelar. Deste modo irá poupar na energia.

Plante legumes e ervas aromáticas

Mesmo que não tenha um quintal, existem cada vez mais alternativas. Poderá cultivar as suas ervas aromáticas em pequenos vasos colocados numa varanda ou no interior da sua cozinha. Pode plantar alfaces, tomates e outros legumes. Deste modo sabe o que irá comer e volta a poupar na receita do supermercado.

Evite comprar refrigerantes e sobremesas

Os refrigerantes fazem mal e são caros. Poderá preparar um chá ou um sumo natural para acompanhar uma refeição. Não se esqueça que a água é a melhor bebida possível. Em relação às sobremesas, prepare bolos e sobremesas caseiras.

Pratos vegetarianos

Se não é vegetariana, poderá sempre preparar uma ou duas refeições por semana vegetarianas e assim cortar no peixe e na carne. Estas refeições são mais baratas e sempre diversificará a sua alimentação.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.