Dia Internacional da Mulher

rosas mulher

Dia Internacional da Mulher

Foram muitos os anos em que a mulher era sistematicamente subjugada pelos homens, servindo apenas para ser dona de casa sem ter direitos, apenas com deveres que deveriam ser cumpridos sem protestar, numa era em que o homem comandava o Mundo. Felizmente nos tempos que correm já não é assim e foi assinalado um dia especial para todas as mulheres, onde estas são o foco de toda atenção e são tratadas tal como merecem, este é o Dia Internacional da Mulher celebrado a 8 de Março.

História

A história deste dia remonta ao século XIX, mais concretamente a 8 de Março de 1857, quando um grupo de operárias fabris resolveram lutar, tentando de alguma forma igualar os seus direitos aos direitos dos homens, já que nesta altura as mulheres eram tratadas quase como escravas. Todas as mulheres eram obrigadas a trabalhar 16 horas por dia, recebiam cerca de um terço do salário que um homem recebia fazendo o mesmo trabalho que eles, eram humilhadas dentro do próprio local de trabalho. Neste dia que foi tão marcante para a história de Nova Iorque, até mesmo para o Mundo, o grupo de operárias pararam a fábrica onde trabalharam e reindivicaram por aquilo que achavam que lhes daria um melhor futuro, contudo nem tudo correu como estariam à espera, foram violentamente fechadas dentro da fabrica, tendo sido ateado fogo à mesma, morrendo cerca de 190 mulheres, num ato tão violento por parte de quem o fez.

Apesar de esta revolta não ter tido resultados imediatos, as vidas destas mulheres foram mais tarde honradas, em sua memória e pela sua luta foi decretado o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher, numa conferência internacional feminina na Dinamarca, realizada a 8 de Março de 1910. No ano de 1975 a Organização das Nações Unidas oficializou a data que foi tão bem recebida pelas mulheres da altura.

As mulheres não baixaram todas as suas armas no momento em que este dia foi oficializado, continuam incansavelmente a lutar pela igualdade, para acabar o preconceito e a desvalorização da mulher no mundo. Ainda nos dias de hoje, aquelas operárias fabris estimulam muitas mulheres a continuar a lutar e não desistir dos seus objetivos.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

women-symbol

Este dia tão esperado por todas as mulheres é um dia de mimos e para que as mulheres se sintam rainhas em tudo o que façam ou em cada sítio que estão. Muitas são as atividades que se podem fazer, desde massagens, spa, jantares, idas a discotecas, entre outras coisas, sendo que quase todas as mulheres optam por retirar este dia para tratar de si, dando uma prenda a si mesma. Nesta data é muito frequente ver vários grupos de mulheres durante o dia em cabeleireiros, centros comerciais preparando-se para a fantástica noite que estará a chegar, onde amigas e conhecidas se juntam para jantar e de seguida irem para discotecas ou bares onde todos os programas estão totalmente direcionados para elas.

Todo o esforço e a morte daquelas mulheres no dia 8 de Março de 1857 é todos os anos lembrado pelas mulheres neste dia que é tão especial para elas, claro que se pudesse evitar mortes nesta luta que se vive diariamente pela igualdade se evitava, contudo infelizmente não o foi possível. As mulheres modernas lembram sempre este dia como sendo um dia de amigas, de felicidade, onde as mulheres têm os mesmos direitos e deveres que os homens.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.