Devo fazer dieta antes de engravidar?

Tenho excesso de peso. Devo fazer dieta antes de engravidar?

Sim, se você tem excesso de peso, deve fazer dieta antes de tentar engravidar. As suas hipóteses de engravidar e de ter uma gravidez saudável sobem substancialmente se você estiver próxima do seu peso ideal. Ter excesso de peso pode causar ciclos menstruais anormais, o que pode levar a infertilidade. As mulheres obesas estão mais propensas a ter complicações na gravidez, como é o caso de hipertensão e diabetes, bem como outros problemas associados ao parto.

dieta antes da gravidez
As dietas a adotar antes de engravidar

É melhor você se manter afastada de dietas populares, que eliminam certas comidas ou grupos alimentares (como os hidratos de carbono). As dietas com baixos níveis de carboidratos funcionam para muitas pessoas, mas as dietas que cortam nos produtos lácteos, frutas e vegetais podem retirar do seu corpo muitas vitaminas e minerais importantes, que você necessita para ter uma gravidez saudável.

Uma melhor dieta a seguir será uma que se concentra nos bons carboidratos, como os pães integrais, pastas e arroz integral. Além disso, deve ainda incluir fontes de proteínas, como as da carne de galinha ou peixe, frutas, vegetais e produtos lácteos magros, desde leite, iogurte ou queijo. Os cereais integrais na sua dieta podem fazer com que você tenha a sensação de estar cheia, efeito que também é produzido se você beber bastante água.

Dicas para atingir um peso saudável antes de engravidar

Um nutricionista pode ajudar-lhe a conceber um plano de dieta adequado para si. Abaixo ficam algumas dicas que a ajudarão a chegar a um peso saudável, antes de engravidar:

gravidez saudavel Tenha atenção aos alimentos que consome. Consuma alimentos saudáveis, como o peixe e as carnes brancas, bem como muitos vegetais e frutas.
Mantenha-se activa. O exercício físico permite tonificar os músculos, aumenta a força e ajuda-lhe a queimar calorias. O exercício também promove o fortalecimento dos ossos e ajuda a assegurar que a sua perda de peso não é relativa à perda de tecido muscular.
Siga um plano alimentar saudável e equilibrado associado a um plano de exercícios físicos regulares, para chegar a um peso corporal adequado.

Deste modo, se você está a tentar engravidar e gostaria de perder peso também, aqui tem uma razão para finalmente ter aquela motivação extra. O excesso de peso pode interferir com as suas hipóteses de engravidar, pelo que você deve tentar chegar ao seu peso ideal, de modos a aumentar as suas possibilidades de ser mãe.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.