Como Funciona o Teste de Gravidez?

A resposta à pergunta como funciona o teste de gravidez é relativamente simples de responder. Os testes de gravidez podem ser feitos à urina (referimo-nos aos testes que fazemos em casa) ou sangue em que se irá avaliar a presença ou não da hormona humana gonadotrofina coriônica(hCG), que é uma glicoproteínalibertada pela placenta logo após a conceção.

gravidez

Quando Fazer o Teste de Gravidez?

A placenta desenvolve-se logo após a fertilização do óvulo pelo espermatozóide no útero feminino, seis dias após a conceção, por isso, os testes de gravidez só darão resultados após estes seis dias iniciais (o ideal é após 15 dias – se tiver noção do seu período fértil – ou se a menstruação não surgiu como normalmente – se tiver um ciclo menstrual regular).
De lembrar que a fertilização não acontece no mesmo dia em que teve relações sexuais, daí que o indicado seja esperar até que a menstruação não surja como normalmente antes de fazer um teste de gravidez. Os níveis de hCG duplicam a cada dois dias, sendo por esse motivo que o teste de gravidez é mais fiável duas semanas após a conceção.

Como Funciona o Teste de Gravidez?

Estes testes de gravidez ligam a hCG, presente no sangue ou urina, a um anticorpo e um indicador. O anticorpo só se liga à hormona; a existência de outras hormonas não dará um teste de gravidez positivo. O indicador normal é uma molécula pigmentada, presente numa linha no teste de gravidez por urina.
Os testes de gravidez caseiros são os mesmos que os existentes nos consultórios médicos, a diferença é que com um profissional o erro de análise e realização diminui. As análises sanguíneas são sensíveis a qualquer altura, com a urina, convém fazer o teste logo com a primeira urina da manhã, pois é quando existem uma maior concentração de hCG.

Teste de Gravidez – Como Identificar Falsos Positivos e Negativos

A toma de medicamentos não afeta os resultados de um teste de gravidez, nem mesmo o consumo de álcool ou drogas. Somente medicamentos que contenham a hCG(usados em tratamentos para a infertilidade) é que podem provocar um falso positivo.
Também alguns tecidos em não grávidas podem produzir hCG, mas em níveis bastante baixos para serem detetados nos testes. Existem ainda algumas conceções que não consumam a gravidez, podendo existir vários falsos positivos numa gravidez que não progride.

exame de gravidez
Em alguns testes de gravidez através de urina, a evaporação pode formar uma linha que pode ser interpretada como positiva; por esse motivo é que os testes têm um tempo limite durante o qual pode avaliar os resultados.

 
Mais, ao longo da gravidez os níveis de hCG aumentam, sendo diferentes de mulher para mulher, o que significa que algumas mulheres podem não ter hormona suficiente na sua urina ou sangue seis dias após a conceção para terem um resultado positivo. Os testes de gravidez existentes no mercado são sensíveis o suficiente para dar um resultado preciso (~97-99%) quando a mulher deixa de ficar menstruada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.