Cancro da Mama
O cancro da mama é uma das mais graves ameaças à vida e à saúde das mulheres, sendo já considerado o tipo de cancro mais comum entre as mulheres.
Em Portugal, de acordo com a Direção Geral de Saúde são detetados cerca de 4500 novos casos, por ano.
O papel da prevenção baseia-se fundamentalmente no diagnóstico precoce, uma vez que são responsáveis não apenas um factor, mas sim múltiplos e variados factores que nos rodeiam, podemos afirmar que o processo causador da doença é muito complexo.
O diagnóstico precoce do cancro da mama é assim fundamental para a cura da doença.
Neste sentido, recomenda-se que a partir dos 40 anos a mulher realize, anualmente, uma mamografia para que em casos de desenvolvimento de um tumor, o diagnóstico se faça numa fase muito inicial e curável.
Todavia, é também aconselhado que toda a mulher faça o auto-exame mamário para conhecer a forma da glândula e detectar alguma alteração e procurar o sem médico de imediato.
Durante o mês de Outubro a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, assinala-se a 30 de Outubro com o objetivo de promover a mudança de comportamentos perante a doença e divulgar informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.
É extremamente importante que, todas as mulheres, estejam atentas aos fatores de risco associados à doença, nomeadamente:
- Idade
- Reincidência do cancro da mama
- História familiar
- Alterações genéticas
- Primeira gravidez depois dos 31 anos.
- História menstrual longa
- Terapêutica hormonal de substituição
- Obesidade após a menopausa.
- Falta de atividade física.
Quando ouvimos falar de cancro da mama, associamos sempre à mulher. No entanto, também os homens estão susceptíveis de ter esta doença.
Estima-se que em Portugal, 1% dos casos de cancro da mama são no homem.
Neste sentido, a maior parte da informação apresentada sobre o cancro da mama, também se aplica a homens com cancro da mama.