Cancro da Mama

O cancro da mama é uma das mais graves ameaças à vida e à saúde das mulheres, sendo já considerado o tipo de cancro mais comum entre as mulheres.

Em Portugal, de acordo com a Direção Geral de Saúde são detetados cerca de 4500 novos casos, por ano.

 cancro da mama

O papel da prevenção baseia-se fundamentalmente no diagnóstico precoce, uma vez que são responsáveis não apenas um factor, mas sim múltiplos e variados factores que nos rodeiam, podemos afirmar que o processo causador da doença é muito complexo.

O diagnóstico precoce do cancro da mama é assim fundamental para a cura da doença.

Neste sentido, recomenda-se que a partir dos 40 anos a mulher realize, anualmente, uma mamografia para que em casos de desenvolvimento de um tumor, o diagnóstico se faça numa fase muito inicial e curável.

Todavia, é também aconselhado que toda a mulher faça o auto-exame mamário para conhecer a forma da glândula e detectar alguma alteração e procurar o sem médico de imediato.

Durante o mês de Outubro a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

O Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, assinala-se a 30 de Outubro com o objetivo de promover a mudança de comportamentos perante a doença e divulgar informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.

É extremamente importante que, todas as mulheres, estejam atentas aos fatores de risco associados à doença, nomeadamente:

  • Idade
  • Reincidência do cancro da mama
  • História familiar
  • Alterações genéticas
  • Primeira gravidez depois dos 31 anos.
  • História menstrual longa
  • Terapêutica hormonal de substituição
  • Obesidade após a menopausa.
  • Falta de atividade física.

Quando ouvimos falar de cancro da mama, associamos sempre à mulher. No entanto, também os homens estão susceptíveis de ter esta doença.

Estima-se que em Portugal, 1% dos casos de cancro da mama são no homem.

Neste sentido, a maior parte da informação apresentada sobre o cancro da mama, também se aplica a homens com cancro da mama.

“Prevenir é a melhor forma de lutar contra o cancro da mama”

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.