Cancro da mama – causas e prevenção

O cancro da mama é uma doença cancerígena, que acaba por ser em termos estatísticos a forma mais comum de cancro na mulher.

cancro_da_mama_620

Esta doença é uma doença que acarreta bastantes questões com ela: não falamos apenas das questões de saúde, mas neste caso também é posta em causa a imagem e a auto-estima da mulher caso seja necessário recorrer a cirurgias de remoção.

Sabendo isto, e sabendo que se trata de uma doença com uma gravidade considerável, é importante que sejam definidas de uma forma relativamente precisa as suas causas e como poderá ser prevenida.

O aumento da idade é um dos primeiros factores, sendo que o risco de incidência do cancro da mama cresce com a idade. Para além deste factor, o historial familiar poderá ser um indicador importante. Mulheres que tenham tido histórias de cancro da mama na família podem provavelmente estar mais susceptíveis a este problema.

Por outro lado, mulheres que já tenham tido filhos possuem um risco de incidência menor, pelo que mulheres sem filhos têm mais risco de contrair a doença.

Os contraceptivos orais são também tidos actualmente, após alguns estudos, como possíveis agentes causadores de cancro da mama. No entanto, existem estudos que apontam no sentido contrário, pelo que este dado ainda não é totalmente preciso e concreto.

AssociacaoLaco2012

Numa outra nota, o risco de cancro da mama aumenta conforme o tempo de vida fértil da mulher. Mulheres que tiveram uma menstruação mais precoce e/ou uma menopausa mais tardia correm maior risco.

Relativamente à prevenção, esta é relativamente simples e não tem justificação para não ser feita. Por um lado, é importante que haja um acompanhamento de saúde geral periódico.

Depois, hoje em dia o acesso a testes de rastreio como mamografias é amplamente divulgado e acessível. Num outro ponto ainda, é possível fazer um auto-exame por apalpação, que facilmente poderá ser explicado por um médico ou até mesmo em instruções divulgadas ao público.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.