Benefícios dos carboidratos para perder peso

Os carboidratos são conhecidos também por hidratos de carbono e têm como principal função o fornecimento de energia ao nosso corpo. Os carboidratos existem numa grande variedade de alimentos, tais como: pão, feijão, leite, batatas, massas, refrigerantes, etc. Os carboidratos são as principais fontes de energia da fornecida pela nossa alimentação. Desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia, reserva de energia, matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas

carboidratos

A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis. Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do ser humano. Fornece energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fortalecimento da maior parte de energia necessária para o corpo realizar suas actividades normais como trabalhar e caminhar.

Os carboidratos são compostos por cadeias de moléculas de açúcar e são divididos em duas categorias: Carboidratos simples e Carboidratos complexos. Os carboidratos simples são digeridos mais rapidamente, logo dificultam a perda de peso e também uma menor saciedade, ou seja, se nos alimentarmos somente de carboidratos simples alimentam-nos mais vezes e temos mais vezes fome. São encontrados nos doces, no leite e derivados, nas frutas, no mel, etc…

Os Carboidratos complexos, ao contrário, garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. São encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, sendo ainda mais eficientes na sua versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida.

Quais os carboidratos que devemos evitar? Os carboidratos simples são aqueles que devemos evitar porque são digeridos rapidamente, e isso leva a um não tão bom efeito sobre os nossos níveis sanguíneos de insulina. Devemos consumir mais preferencialmente os carboidratos complexos, pois têm um efeito oposto na nossa saúde.

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