A Gravidez na Adolescência

A Gravidez na Adolescência: Riscos e Realidades

Conhece os factos sobre a gravidez na adolescência? Quais os sinais da gravidez na adolescência? E como ter uma gravidez saudável na adolescência?

Factos Sobre a Gravidez na Adolescência

Em Portugal o número de mães jovens é elevado, estima-se que por dia existam cerca de 10 nascimentos (mães com idades compreendidas entre 11 e 19 anos).

Sinais da Gravidez na Adolescência

Um sinal clássico da gravidez é o não aparecimento da menstruação, mas em adolescentes há que ter atenção, pois as menstruações ainda não são regulares; mesmo adolescentes que façam exercício físico ou dietas extremas podem ter um ciclo menstrual desregulado.

Mas são sinais da gravidez na adolescência a considerar:

  • menstruação não apareceu
  • náuseas ou vómitos matinais
  • aversão repentina a determinadas comidas
  • mamilos ou seios doridos
  • fadiga
  • idas frequentes à casa de banho
  • mudanças de humor incomuns

Claro que a realização de um teste de gravidez ajudará a esclarecer todas as dúvidas.

Riscos da Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência pode acarretar riscos médicos únicos, a saber:

Falta de cuidados pré-natais

Adolescentes grávidas e que não tenham apoio dos seus pais podem não ter os cuidados necessários durante a gravidez. Estes são essenciais, especialmente durante o primeiro mês de gravidez. Exames, análises, consultas com o médico de família são essenciais para avaliar possíveis problemas com a mãe e com o bebé.

Hipertensão

Adolescentes grávidas têm um maior risco de sofrer hipertensão, do que as mulheres entre os 20 e 30 anos de idade. Há ainda um maior risco de sofrer pré-eclampsia (combinação de hipertensão com excesso de proteínas da urina, edema das mãos, face e falência de órgãos internos).

Nascimento prematuro

Uma gravidez normal dura 40 semanas, e um bebé que nasça antes das 37 semanas é considerado prematuro. Quanto mais cedo nasça o bebé, maior é o risco de problemas nos principais sistemas.

Bebé com pouco peso

A gravidez na adolescência também se carateriza por bebés com baixo peso (especialmente os prematuros). Bebés com baixo peso (entre 1500 a 2500 gramas) necessitam de cuidados especiais.

Doenças Sexualmente Transmitidas

Adolescentes que tenham relações durante a gravidez, há que ter cuidado com as DST, como clamídia e VIH. Recomenda-se assim o uso de proteções (preservativo) para proteger o bebé.

Depressão Pós-Parto

As adolescentes grávidas correm maior risco de sofrer de depressão pós parto, o que poderá interferir com os cuidados a dar ao bebé. Fale com o seu médico, pois é possível tratar a depressão pós parto.

Solidão e Isolamento

Acontece principalmente nas adolescentes grávidas que não conseguem falar com os seus pais com medo de não serem aceites. Mas sem o apoio da família ou outros adultos, as grávidas terão maior dificuldade em ter um estilo de vida saudável. É importante ter um adulto a apoiar.

Como Reduzir os Riscos da Gravidez na Adolescência

Se é uma jovem grávida, certifique-se de que tem uma gravidez saudável:

  • consiga cuidados pré-natais – fale com o seu médico de família
  • mantenha-se longe de álcool, drogas e tabaco – pois estes prejudicam o feto
  • tome uma vitamina pré natal – ácido fólico receitado pelo médico
  • consiga apoio emocional – com um adulto da sua confiança, ou requeira ao médico de família esse apoio.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *